Grupo Biocentro Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA tarefa de perder peso é praticamente impossível para aqueles que sentem prazer em comer, mesmo depois de satisfeitos. E então, alimentar-se deixa de ser uma necessidade fisiológica, e passa a ser um prazer.
A obesidade e o sobrepeso fazem parte da vida de muitas pessoas. E, a principal dificuldade quando se fala em emagrecimento, é o excesso de fome.
A tarefa de perder peso é praticamente impossível para aqueles que sentem prazer em comer, mesmo depois de satisfeitos. E então, alimentar-se deixa de ser uma necessidade fisiológica, e passa a ser um prazer.
Mas, por que isso ocorre? Descubra a seguir todos os mecanismos relacionados com a fome, e também como combatê-la.
Por que sentimos fome?
Como é de se esperar, trata-se de um mecanismo fisiológico (isto é, “normal” do organismo), para que o homem busque alimento, e consequentemente, tenha energia para desempenhar todas as suas funções.
O tecido adiposo produz um hormônio, chamado leptina, que sinaliza a saciedade. Em contrapartida, no jejum, o hipotálamo libera a grelina, que é o hormônio da fome.
Existem alimentos considerados de “baixo poder sacietógeno”, que mesmo após refeições, não sinalizam suficientemente para a inibição da fome, levando a necessidade de alimentar-se mais.
A obesidade também provoca desequilíbrios nestas funções!
Como provocar a saciedade?
Agora que você já sabe como é o mecanismo da fome, conheça algumas dicas simples para ter saciedade por mais tempo!
#Aposte nas fibras
Alimentos ricos em fibras, como legumes, cereais, grãos, integrais e muitos outros, são capazes de oferecer saciedade por mais tempo.
Isso ocorre, pois, refeições com estes itens, necessitam de mais tempo de mastigação, resultando na liberação de uma série de hormônios responsáveis pela saciedade.
#Tome água
Ingerir mais de dois litros de água por dia é uma recomendação dada pelos médicos e nutricionistas, para garantir a hidratação, e consequentemente, fazer com que o organismo funcione adequadamente.
Mas, aproveita-se esta recomendação também para reduzir a fome!
#Mastigue muito bem os alimentos
Você sabia que a digestão inicia na boca? Os carboidratos são digeridos parcialmente pela saliva, e, todos os demais alimentos devem ser bem triturados para auxiliar os demais órgãos na digestão.
E, da mesma forma que nas fibras, a mastigação prolongada libera hormônios que influenciam na saciedade e reduzem a fome.
#Concentre-se nas refeições
Deixar de lado o celular, desligar a TV, manter o silêncio enquanto come: tudo isso propicia uma refeição ideal. As refeições feitas na “correria” não são percebidas pelo hipotálamo, e não provocam a saciedade.
#Não pule nenhuma refeição
Alimentar-se a cada 3 horas, e incluir as três grandes refeições em seu dia, faz com que você coma menos.
Isso ocorre porque penas porções são ingeridas, e seu sistema digestório estará constantemente liberando os hormônios “saciadores”.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XA rede de saúde do interior do Maranhão
Ensino e Pesquisa
O verão está aí, e com o calor intenso, devemos ingerir muitos líquidos. Pensando nisso, optar por sucos...
Olá, deixe seu comentário para Como sentir menos fome?